Médico 2.0: A importância de ter Consultórios e Clínicas informatizadas

softwares_clinicas.jpg

O velho bloco de receitas e a a caneta aos poucos vão sendo deixadas de lado pelos profissionais de saúde, muito em virtude da necessidade de informatização de clínicas e consultórios. Mas afinal, quais são os benefícios desse tipo de mudança para os médicos, secretárias e pacientes?

Muitos profissionais de Saúde tem receio em utilizar Softwares para Gestão de Clínicas e Consultórios por acreditarem que terão dificuldade em se adaptar a essa nova ferramenta no dia a dia médico, porém os tempos mudaram, e o que antes eram sistemas complexos e que exigiam horas de treinamento para que os usuários conseguissem usar algumas das funcionalidades se transformaram em sistemas completos e intuitivos, que além de auxiliarem médicos e secretárias na gestão de informações dos pacientes (como prontuário eletrônico, registro de pacientes e exames), também auxiliam os Setores Operacional e Administrativo destes estabelecimentos, controlando receitas, despesas, agendamento de consultas, entre outras funcionalidades.

Segundo reportagem do portal Saúde Business referente a utilização de Sistemas de Prontuário Eletrônico, a adoção no setor público e privado é de 55% e 76%, respectivamente.

Informatizar Clínicas e Consultórios possibilita que profissionais de saúde percam menos tempo com tarefas que não tem relação com sua atividade fim e dessa forma cuidem do que realmente é estratégico  para suas profissões: possibilitar uma experiência de cuidados de saúde de qualidade aos seus pacientes.

Além dos médicos ganharem mais produtividade ao adotarem tais sistemas, diversas novas funcionalidades estão chegando ao mercado para agregar ainda mais valor as consultas e conectar médicos e pacientes até mesmo fora do ambiente clínico, casos por exemplo do App Dr.CUCO, que se conecta aos sistemas de prontuário utilizado pelos médicos e converte de maneira automática as prescrições do médico em lembretes de medicamentos, dessa forma o paciente é lembrado de tomar seus medicamentos no momento certo, bem como as informações podem voltar para o médico avaliar como está sendo o tratamento de cada paciente de maneira individual.

Sisclinica e ProDoctor são alguns dos softwares que podem auxiliar o médico na informatização de seus consultórios e clínicas.