Avaliação de Peso

Olá!

Estamos na etapa de acompanhamento de peso. E como conversamos, a ideia é apenas conhecer como seu corpo se comporta em relação ao peso e suas oscilações durante a semana.

Um dos aspectos que mais sofre alteração quando falamos de hábitos de saúde é o peso, e não apenas no sentido estético, mas principalmente é um termômetro para identificar algumas possíveis complicações associadas a ele, como a sobrecarga das estruturas corporais, problemas metabólicos, hipertensão, diabetes, má condição nutricional, estresse psicológico, entre outras.

Por mais que pareça penoso para algumas pessoas, o acompanhamento do peso é um importante indicador para conhecermos como nosso corpo se comporta, pois a variação depende de vários aspectos, como os alimentos que você ingere no dia, por exemplo, alimentos com mais sódio tendem a gerar uma maior retenção de líquidos no corpo, assim como as mudanças de temperatura do clima, entre outros fatores que vamos aprender durante o programa.   

O peso é classificado por meio de um índice que se chama Índice de Massa Corporal e a partir dele podemos fazer uma classificação geral de qual o padrão de peso que você se encontra.

 

O que é o IMC?

O IMC é uma relação feita entre a proporção do seu peso com a sua altura. Por isso como você deve ter percebido, no início do acompanhamento de peso no seu diário tem um campo para você preencher sua altura, o que é muito importante para que possamos calcular o seu índice.

A fórmula é simples, divide-se o seu peso (em kg) pela sua altura (em metros) elevada ao quadrado.

Veja o exemplo abaixo para uma pessoal que mede 1,90 metros e pesa 80 quilos.

IMC=EXEMPLO.jpg

E a partir do resultado o valor é classificado dentro do seguinte padrão:

< 18,5 - Abaixo do peso

18,5-24,9 - Normal

25,0-29,9 - Excesso de peso

30,0-34,9 - Obesidade Leve (Grau I)

35,0-39,9 - Obesidade Severa (Grau II)

40,0 - Obesidade Mórbida (Grau III)

Caso queira calcular seu IMC, clique no botão abaixo:

 

O IMC não é uma medida absoluta, ele sozinho não indica um padrão saudável ou não, mas dependendo de cada pessoa e associado a outras avaliações físicas e clínicas ele pode ser um indicador importante de que algo não está muito bem.

 

Circunferência Abdominal

A Circunferência Abdominal é uma avaliação física que associada ao IMC e outros aspectos clínicos auxilia na detecção de riscos para doenças cardiovasculares e metabólicas.

Por exemplo, duas pessoas podem possuir o mesmo IMC, mas o local onde as gorduras se depositam podem indicar riscos diferentes, o depósito no abdômen apresenta um risco maior do que depósitos em coxas, glúteos, ou quadril.  

A gordurinha localizada no abdômen para além de aspectos estéticos indica possíveis síndromes metabólicas, como alteração dos níveis de insulina, e aumento dos triglicerídeos e da pressão. A circunferência abdominal aumentada significa que a gordura está se depositando não apenas nas camadas externas, mas sim, dentro da cavidade abdominal.

Após a medição de acordo com o tamanho da circunferência abdominal em centímetros é definido o nível de risco para doenças cardiovasculares.

Mulheres:

  • >80 Risco moderado
  •  >88 Alto risco

Homens:

  • >94 Risco moderado
  •  >102 Alto risco

Se sua circunferência deu maior do que o indicado fique tranquilo, vamos trabalhar para reduzir esse acumulo abdominal e transformar isso em saúde!

A partir destas informações durante essa semana a proposta é que você se pese e anote sua circunferência abdominal todos os dias no seu Diário – Personal da Saúde, e na próxima semana vamos conversar sobre essas informações.

Se tiver alguma dúvida você pode conversar comigo pelo chat e vamos acompanhando juntos suas medidas. E ai, vamos subir na balança e pegar a fita métrica?

 

**Lembrando que o peso, a altura e a circunferência abdominal para serem verificados corretamente têm alguns pontos que precisam ser considerados antes. Mas não se preocupe essas informações estão no seu Manual – Personal da Saúde que foi enviado juntamente com seu kit. Então o que acha de dar uma olhadinha no manual antes?!