Depressão - Vamos falar sobre ela?

O que é a depressão?

Saber o que é a tal da depressão é fundamental para supera-la 💪

A depressão é uma doença comum no mundo todo 🗺  e que atinge mais de 300 milhões de pessoas ao redor do planeta. É importante entender que a a depressão 😟  é diferente de uma mudança comum de humor 😕.

Para entender melhor, separamos alguns tópicos que resumem bem o que é e o que não é a depressão:

  • Caracterizada por uma tristeza profunda e perda do interesse em atividades que normalmente você gosta 🎣 ⚽ 🎨 🎬, acompanhado por uma dificuldade para realizar atividades rotineiras por ao menos duas semanas;
  • Somado a isso, as pessoas com depressão podem ter: perda de energia 🔋; mudança de apetite e de sono; ansiedade; redução na capacidade de concentração; indecisão; culpa; desespero; e até chegar ao ponto de pensamentos suicidas;
  • Podem ocorrer com qualquer pessoa;
  • Não é um sinal de fraqueza;
  • Tratável através de terapia ou medicamentos antidepressivos ou a combinando ambos métodos

Quais fatores podem contribuir para o aparecimento da depressão?

A depressão é resultante de uma sério complexa de interações sociais, psicológicas e fatores biológicos. Pessoas que passaram por eventos adversos na vida, como por exemplo demissões e traumas psicológicos, são mais sucetíveis a desenvolver a doença.
Existe uma conexão entre depressão e saúde física. Um bom exemplo é que doenças cardiovasculares podem gerar depressão, ou vice versa.

É muito importante pensarmos na prevenção, pois programas preventivos se mostram relevantes para a redução da depressão. Intervenções para pais de crianças com problemas comportamentais podem reduzir sintomas parentais depressivos e melhorar os resultados para seus filhos. Programas de exercícios para os idosos também podem ser eficazes na prevenção da depressão.

Mandamentos para prevenir a depressão!

Existem três grandes pontos que devemos sempre cuidar e que vamos detalhar abaixo: Cuidados com o Corpo & Cuidados com a Mente Tenha uma Rotina Equilibrada.

Lembre-se, um corpo saudável é muito importante, pois além de reduzir o desenvolvimento da depressão, também evita uma série de outras doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Pacientes com quadro de depressão costumam ter mais chances de desenvolver doenças físicas, portando é importante visitar seu médico regularmente para realizar exames de rotina. Além disso, seu médico será um ótimo guia para te ajudar com hábitos saudáveis. 

Atividades físicas são anti depressivos naturais, por isso é muito importante exercitar-se regularmente 💪.

Saiba que se alimentar corretamente, evitando gorduras e priorizando refeições ricas em vitaminas, nutrientes, ômega 3 (peixe 🐟 é uma ótima pedida) e ácido fólico podem ajudar a regular e equilibrar seu humor. Lembre-se, você é o que come, portanto consumir alimentos saudáveis fará com que você também se sinta saudável por dentro e por fora 😊.

Você ainda se lembra da sua mãe 😴  te pedindo para ir dormir cedo? Pois é, ela estava certa (mãe né.hahaha). Além de ajudar seu corpo a funcionar melhor, o sono regula seu humor. Para manter seu corpo e mente em forma, busque dormir ao menos 7 horas direto por noite.

Então aqui vai um checklist para você cuidar do seu corpo:

  1. Exercite-se regularmente;
  2. Durma na quantidade certa;
  3. Tenha uma dieta balanceada;
  4. Monitore sua saúde.

Ao invés de se culpar pelas coisas ruins que aconteceram, busque positividade e perceba um mundo de uma nova maneira, olhe-o e perceba o quão incrivelmente grande ele é. Se você está tendo pensamentos negativos, coloque-os de lado, diga que irá pensar neles amanhã. Sabe o que vai acontecer? Amanhã você esquecerá do que estava pensando 😇.

Desestressar é muito importante, portanto busque hobbies e atividades que te façam bem. De ioga a video game, o que vale é procurar fazer o que gosta!
Vida está corrida? Se force a separar um tempo para você, nem que seja ao menos 15 minutos. 
Então aqui vai um checklist para você cuidar da sua mente: 

  1. Não se culpe;
  2. Cuide do estresse através praticando atividades, como ioga, meditação, ou até mesmo jogando video game (atividades que te façam deixar o estresse de lado);
  3. Mantenha quem você ama por perto;

Com a vida agitada, todos nós passamos por momentos difíceis, porém quando começamos a carregar muito peso, isso acaba sendo prejudicial. Ao invés de se descabelar, limite o peso que você carrega, diga não quando necessário, mantenha sua respiração controlada e faça uma coisa de cada vez (você ficará mais produtivo e mais leve com tudo isso).

Já pensou em fazer terapia? Você sabia que a terapia comportamental cognitiva (ou terapia falada) é muito útil não só apenas para pessoas com depressão, mas para todos em geral? É natural termos problemas e questões que queremos conversar, portanto um ouvido sábio ao nosso lado pode ajudar bastante. Caso não tenha interesse em fazer terapia (seja por custo, falta de tempo...), busque um amigo ou dois para contar nos momentos difíceis.

Conheça suas vulnerabilidades e se prepare para elas. É natural passarmos por mudanças de humor, logo quando puder identificar quando ela ocorrer, poderá agir a respeito.

E lembre-se, se você está preocupado com recaídas, não pare de tomar os remédios 💊  prescritos por seu médico, pois muitos medicamentos são importantes mesmo após episódios de depressão tenham acabado, pois te ajudam a manter seu corpo na mesma rotina.