Depressão, vamos falar sobre ela? 🤓

Saber o que é a tal da depressão é fundamental para supera-la 💪 

Para ajudar você a entender melhor a Depressão preparamos uma introdução contando o que é, seus tipos, sintomas, tratamentos e como prevenir que ela evolua 😊

Afinal, o que é a depressão?

A depressão é uma doença comum no mundo todo 🗺  e que atinge mais de 300 milhões de pessoas ao redor do planeta. É importante entender que a a depressão 😟  é diferente de uma mudança comum de humor 😕.

Para entender melhor, separamos alguns tópicos que resumem bem o que é e o que não é a depressão:

  • Caracterizada por uma tristeza profunda e perda do interesse em atividades que normalmente você gosta 🎣 ⚽ 🎨 🎬, acompanhado por uma dificuldade para realizar atividades rotineiras por ao menos duas semanas;
  • Somado a isso, as pessoas com depressão podem ter: perda de energia 🔋; mudança de apetite e de sono; ansiedade; redução na capacidade de concentração; indecisão; culpa; desespero; e até chegar ao ponto de pensamentos suicidas;
  • Podem ocorrer com qualquer pessoa;
  • Não é um sinal de fraqueza;
  • Tratável através de terapia ou medicamentos antidepressivos ou a combinando ambos métodos

Quais os tipos de depressão?

Dependendo do número e severidade dos sintomas, os episódios de depressão podem ser categorizados como : Leve, Moderado ou Grave.

Uma distinção importante deve ser feita entre depressão em em pessoas que tiveram ou não histórico de episódios maníacos. Em ambos os casos a depressão pode ser crônica (ou seja, por um grande período de tempo) com recaídas, especialmente se não forem tratadas.

Transtorno depressivo recorrente: essa desordem envolve repetidos episódios depressivos. Durante tais episódios as pessoas acabam tendo experiências de humor deprimido, perda de interesse e redução em suas atividades e energia por ao menos duas semanas. Muitas pessoas com depressão também sofrem de sintomas de ansiedade, sono perturbado e apetite e podem ter sentimentos de culpa ou baixa auto-estima, concentração deficiente e até sintomas medicamente inexplicáveis.
Transtorno afetivo bipolar: esse tipo de depressão tipicamente envolve ambos episódios, maníacos e depressivos, separados por períodos normais de humor. Episódios maníacos envolvem irritabilidade no humor, excesso de atividades, auto estima inflada e diminuição na necessidade de sono. A depressão pode, por sua vez, levar a uma situação de maior estresse.

Quais fatores podem contribuir para o aparecimento da depressão?

A depressão é resultante de uma sério complexa de interações sociais, psicológicas e fatores biológicos. Pessoas que passaram por eventos adversos na vida, como por exemplo demissões e traumas psicológicos, são mais sucetíveis a desenvolver a doença.
Existe uma conexão entre depressão e saúde física. Um bom exemplo é que doenças cardiovasculares podem gerar depressão, ou vice versa.

É muito importante pensarmos na prevenção, pois programas preventivos se mostram relevantes para a redução da depressão. Intervenções para pais de crianças com problemas comportamentais podem reduzir sintomas parentais depressivos e melhorar os resultados para seus filhos. Programas de exercícios para os idosos também podem ser eficazes na prevenção da depressão.

Diagnóstico e Tratamento

Se você chegou até aqui quer dizer que está interessado em saber mais sobre o diagnóstico e os principais tratamentos para a depressão, não é mesmo? ðŸ˜œ

Meus parabéns 😁, independente se está buscando mais informações para você ou para algum familiar/amigo, o primeiro passo é sempre se informar para conhecer mais sobre o desafio que deseja superar.

Em breve receberá um conteúdo SUPER interessante sobre o diagnóstico e os principais tratamentos, porém lembre-se: se informar é muito bom, mas não substitui a consulta com um profissional de saúde adequado, portanto se suspeita que esteja com depressão, é sempre bom buscar uma ajuda profissional para ajuda-lo a superar esse desafio.

Precisa de ajuda para lembrar do seu tratamento e gostaria de receber sempre informações atualizadas sobre dicas de saúde, sua condição de saúde, sintomas e tratamentos? Então conte com o CUCO para ajuda-lo 💙