Diferenças entre Insuficiência Renal Aguda e Crônica 🤓

Olá!
Por acaso você sabe dizer as principais diferenças existentes entre as insuficiências renais aguda e crônica?

Nós vamos te contar! 😊

A principal diferença entre esses dois tipos de insuficiência é que a crônica progride lentamente e com o passar do tempo, enquanto que a aguda pode aparecer rapidamente e subitamente.

 

Aguda

A insuficiência renal aguda ocorre quando os rins param de trabalhar. 

Sem os rins funcionando corretamente, não há a remoção adequada de substâncias indesejáveis e do equilíbrio de minerais no corpo e, por isso, a doença pode levar ser extremamente grave.

Diversas podem ser as causas desse tipo de insuficiência, como:

  • Sepse (grave infecção)
  • Desidratação
  • Substâncias tóxicas (medicamentos, venenos)

O tratamento da insuficiência renal aguda se dá tratando-se a causa ou doença-raiz por trás da doença renal. Portanto, o tratamento pode variar dependendo da causa.

 

Crônica

Esse tipo de insuficiência pode afetar qualquer paciente, em qualquer estágio da vida. A doença é caracterizada pela perda gradual do funcionamento dos rins.

A insuficiência renal crônica pode ser causada por diabetes não-controlada, pressão alta e outras doenças. Por isso, o diagnóstico e tratamento precoces da doença, podem impedir que os rins percam totalmente a sua função! Quando a doença renal progride, esta pode levar à falência renal, que requer hemodiálise ou transplante de rins.

 

E que tal fazermos de tudo para preveni-la? Por isso, não perca as dicas do CUCO na próxima mensagem! 💙