Entenda o que é a angina

Olá!

Você sabia que um dos sinais mais claros de que a saúde de seu coração está correndo risco é dado pelo seu próprio corpo

Uma forte dor pode servir de grande alerta.

Você sabe o que é a "angina"?

 

A angina é o desconforto ou dor localizada bem no centro o peito. Ela geralmente vem acompanhada da sensação de pressão, aperto e queimação um pouco acima do tórax e, dependendo da intensidade, pode se espalhar para os braços, costas, pescoço e até nas mandíbulas. 

Angina não é uma doença e sim um sintoma de que há uma interrupção parcial da alcance de sangue para o coração, que para de receber oxigênio e nutrientes para continuar funcionando.

 

Quais são os tipos de angina?

É comum confundir uma dor próxima ao coração com angina.

A angina estável é a mais comum e uma das mais fáceis de ser percebida. Normalmente ela age de forma regular, ou seja, segue um padrão. A dor intensa ataca quando o coração está trabalhando de maneira mais forte do que o usual e pode ser desencadeada pelo esforço físico e pelo estresse.

O mais raro tipo de incômodo é a angina variante, onde uma dor forte toma conta do peito à noite ou nas primeiras horas da manhã, quando a pessoa ainda está em repouso.

O diagnóstico de angina pode ser feito com o relato dos sintomas do paciente ao médico.

 

Como tratar e como prevenir?

Os tratamentos para angina podem incluir medicamentos específicos, procedimentos especiais indicados pelo médico e, principalmente, mudanças na rotina diária. Eles não são definitivos e servem para reduzir a frequência e a intensidade dos ataques de dor no peito e também prevenir contra o risco de um ataque cardíaco.

São recomendações que diminuem os efeitos da angina: 

  • Manter o controle do peso
  • Parar de fumar
  • Evitar situações que demandam esforço físico
  • Controlar o estresse
  • Incorporar à rotina diária uma dieta leve e balanceada
  • Praticar atividades físicas

E claro: tudo isso seguindo orientações médicas, tá bem? 😉💙

 

 

Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/materias/12649-entenda-o-que-e-e-como-se-manifestam-os-tres-tipos-de-angina