A importância da rotina

Olá, tudo bem?

Vamos começar a acompanhar sua rotina? Mas antes que tal entendermos um pouco mais sobre a importância desse primeiro passo?

Por definição, rotina é o hábito de fazer algo sempre do mesmo modo, mecanicamente. Quando falamos de rotina na saúde são os hábitos que adquirimos de acordo com a sociedade e cultura em que vivemos, associada à influência de aspectos ambientais como dia e noite, calor e frio, e suas influências em nosso corpo na liberação de substâncias que provocam o sono, fome, entre outras necessidades básicas.

Mas o maior impacto ainda são os hábitos desenvolvidos por nós, que causam necessidades não naturais e geram mudanças benéficas, ou não, ao nosso corpo. Muitas vezes esses hábitos são criados de forma inconsciente e associados às atividades de trabalho e sociais que desenvolvemos, por exemplo, comer alimentos de rápido preparo (que geralmente estão associados a processos não saudáveis como fast food), pois o período de almoço é curto, dormir tarde e acordar cedo, ou não praticar atividades físicas devido a outras ações “prioritárias”. Situações essas que em um longo ou curto período de tempo causam problemas no funcionamento do nosso organismo, desenvolvendo doenças físicas e psicológicas.

O primeiro passo é compreender de forma consciente como é a sua rotina e identificar nela os pontos positivos e negativos, para então pensar nas possibilidades de mudança para o mais próximo do saudável possível. E isso só depende de você! 

Ter hábitos saudáveis não implica em mudar completamente a sua vida, mas sim, adequar seu estilo de vida atual às suas necessidades e gostos, com hábitos que sejam bons para seu corpo permitindo uma qualidade de vida e longevidade.  

Você conhece mesmo a sua rotina e seus hábitos? O que acha de fazermos um teste nessas próximas semanas?