Sinais de alerta da insuficiência cardíaca!

 

Olá!

Você sabia que há sinais da insuficiência cardíaca que, quando aparecem com frequência, podem indicar que a sua doença está se agravando? Fique ligado(a) caso tenha os seguintes sintomas:

 

Dor torácica

A dor torácica deve ser SEMPRE tratada como grave, pois pode indicar o agravamento da insuficiência cardíaca, angina ou um ataque cardíaco/infarto do miocárdio❗

 

Acordar com falta  de ar

A falta de ar pode ocorrer quando se está parado ou quando se está deitado. A sensação de não conseguir respirar pode ocorrer subitamente e pode até mesmo acordá-lo. 

Para aliviar a respiração neste caso, utilize mais almofadas para se sustentar. Se isto ocorrer constantemente, ou caso precise de usar mais almofadas, isso pode indicar o agravamento da doença.

 

Tosse

Ocorre devido ao acúmulo de líquidos nos pulmões, o que aumenta o esforço da respiração.

Se verificar uma piora da tosse, que afeta a sua respiração, procure se consultar com seu médico.

 

Palpitações

Você pode sentir que o seu coração está acelerado e os batimentos cardíacos parecem irregulares, com batimentos diferentes.

 Se percebeu um agravamento das palpitações ou se sente tonturas, deverá procurar um médico imediatamente❗

 

Súbito aumento de peso

É muito comum em pessoas que a sua insuficiência cardíaca estiver sendo causada pelo acúmulo de líquidos. Faça registro do seu peso, para ter um maior controle!

 

Inchaço ou dor no abdômen

O inchaço ou dor na parte superior do abdômen pode ocorrer devido ao acúmulo de líquidos no organismo, que é um sinal de agravamento da insuficiência cardíaca. 

Para ajudar a evitar esta situação você deve reduzir o consumo de sal na sua dieta e limitar o consumo de líquidos, conforme recomendado pelo seu médico.

 

Perda de apetite/náusea

Com a insuficiência cardíaca pode ocorrer perda ou alteração do apetite ou sentir náuseas. Algumas pessoas têm a sensação de estar cheios ou indispostos mesmo quando comeram muito pouco. Também podem ter dor abdominal ou sensibilidade ao toque.

Se notar problemas na sua digestão, procure seu médico.

 

Aumento do inchaço das pernas ou tornozelos

O inchaço é causado pelo acúmulo de líquidos no organismo - um sinal de agravamento da insuficiência cardíaca.

Deitar-se e descansar um pouco, normalmente reduz o inchaço.

Se notar um aumento do inchaço nas pernas e tornozelos a agravar-se progressivamente, deverá contactar o seu médico ou enfermeiro, tá bem?

 

Fique atento(a) aos sinais do seu corpo❗E nas nossas próximas mensagens 😊💙

 

Fonte: http://www.heartfailurematters.org/pt_PT/Sinais-de-alerta