Veja que tipos de exercícios você pode fazer tendo insuficiência cardíaca!

Olá! 

Qualquer atividade física leve é benéfica para a maioria das pessoas com insuficiência cardíaca. A prática de exercício pode ajudá-lo(a) a se sentir melhor em geral! 😊

 

Por quê?

A atividade pode melhorar o funcionamento do seu coração, permitindo que os batimentos cardíacos sejam mais eficientes. Isto irá melhorar os seus sintomas.

 

Como?

Antes de iniciar um programa de exercícios ou caso pretenda aumentar ou alterar o tipo de exercícios, fale com o seu médico ou enfermeiro para garantir que não está exigindo muito esforço do seu coração.

Além disso, os profissionais podem também aconselhá-lo sobre as atividades que deve evitar ⛔

 

Quais atividades escolher?

Escolha uma atividade que aprecie, pois é mais provável que a realize com mais frequência. Praticar exercício com um amigo também ajuda, porque poderão motivar-se mutuamente. É importante compreender o que pode fazer. Se gosta de caminhar ou nadar, tente uma destas atividades.

 

O que é importante lembrar?

Faça sempre exercícios de aquecimento e alongamento antes de começar. Poderá aprender a realizar estas atividades em segurança com um instrutor qualificado.

 

Como começar?

A caminhada é uma boa atividade para começar. Tente caminhar todos os dias em atividades como ir buscar o jornal ou sair do carro uma rua antes da sua. Se já caminha e se considera uma pessoa fisicamente ativa, experimente o ciclismo ou a natação. Comece devagar e aumente gradualmente a distância ou a intensidade da atividade à medida que melhora a sua força/condição física.

 

Como saber se o exercício é muito pesado pra você?

Uma boa maneira de assegurar isso é verificar se você consegue falar enquanto pratica exercício. Se não conseguir, provavelmente está se esforçando em excesso. Interrompa imediatamente o exercício se sentir falta de ar, tonturas, dores no peito, náuseas ou suores frios. Se os sintomas persistirem, contate o seu médico ou enfermeiro.

 

Últimas dicas importantes! 💙

Tente não praticar exercício após uma refeição pesada ou se não comer há muito tempo. Programe os exercícios para começar 1-2 horas após uma refeição.

 

Fonte: http://www.heartfailurematters.org/pt_PT/O-que-pode-fazer%3F/PT-Activity-and-exercise