Água Sanitária – aprenda como diluir para eliminar e não deixar o Coronavírus entrar na sua casa

Água sanitária será “seu produto queridinho” nos próximos dias! 🥰
Leia esse post, criado de acordo com a publicação do Bacharel em Química Tecnológica Prof. Dr. Jorge Macedo, D.Sc. (www.jorgemacedo.pro.br), com apoio do Conselho Federal de Química e Conselho Regional de Química (MG), e entenda o porquê.

Medidas simples podem ajudar na prevenção e combate ao novo Coronavírus, sendo assim, o Ministério da Saúde, reforça diariamente em seus meios de comunicação.

Para a limpeza em casa é recomendado o uso de água sanitária. A indicação está de acordo com as recentes informações internacionais da Organização Mundial da Saúde (OMS).

É muito importante a prática da higiene frequente, assim como a desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência, como por exemplo, maçanetas, chaves, interruptores, torneiras e corrimão.

Clique aqui e saiba mais sobre o novo Coronavírus. Siga @cucohealth

Em primeiro lugar, ao comprar no supermercado a água sanitária de sua preferência, leia o rótulo e veja se a concentração de princípio de cloro ativo é de 2 a 2,5%.

IMPORTANTE: a água sanitária pura, tem pH 11,5-13,5 e não adianta você utilizá-la pura pois o que leva a morte dos organismos é uma substância chamada “ácido hipocloroso (HClO)” que não existe em pH tão alto como o da água sanitária pura.

Drº Jorge Macedo, D.Sc. escreveu um review Solução caseira para eliminar o Coronavírus da sua casa, com água sanitária diluída.
Arquivo pessoal Dr. Jorge Macedo

“A água sanitária pura não faz nem cócegas no vírus! Se morrer, o vírus vai morrer por afogamento ou pelo cheiro!”

Dr. Jorge Macedo – D.Sc.

Agora você vai aprender como preparar uma solução com água sanitária diluída, que em poucos segundos (15 a 20s) vai eliminar o Coronavírus da superfície dos objetos de sua casa. Vamos lá!

Modo de Preparo:

1. Primeiramente, pegue um copinho descartável para café, esse copinho tem a capacidade de 50 mL.

2. Coloque 25 mL de água sanitária pura no copinho, ou seja, você deve colocar água sanitária até a metade do copinho.

Não tem problema se passar um pouco, nesse caso não pode faltar! – afirma Dr. Jorge Macedo.

3. Logo depois, pegue uma garrafa de plástico com capacidade de 1 litro, coloque um pouco de água e adicione os 25 mL de água sanitária.

4. Em seguida, complete o volume da garrafa com água, tampe e agite para misturar.

Atenção:

  • Já que a solução preparada não tem o odor característico forte da  água  sanitária, é preciso  identificar o conteúdo do frasco, por isso, faça isso logo após o preparo!
  • Por exemplo, cole uma etiqueta com o nome “Água Sanitária Diluída” ou do mesmo modo escreva o nome no frasco com uma caneta de tinta permanente, dessas usadas para escrever em CD.
  • Além disso, não deixe o frasco exposto à luz, guarde em lugar fresco, dentro de um armário e retire somente no momento que for utilizar.
  • 🚩 MANTENHA FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS!

Como aplicar em superfícies:

  1. Umedeça um pano limpo nessa solução, passe nas embalagens dos produtos que comprou, maçanetas, chaves, interruptores, torneiras e corrimão. NÃO USE A SOLUÇÃO PARA LIMPAR APARELHOS ELETROELETRÔNICOS, COMO POR EXEMPLO, CELULAR, NOTEBOOK, TABLET E OUTROS.
  2. A maioria das pessoas não terá nenhum problema no contato com essa solução diluída, mas o uso constante pode levar ao ressecamento ou uma dermatite. Dessa maneira, se você tiver a pele mais sensível utilize a solução com luvas.
  3. Outro processo de aplicação: pegue um frasco com borrifador, coloque a solução diluída, borrife nas superfícies e, após 15-20 segundos retire o excesso com um pano seco e limpo, dessa forma, você não terá contato direto com a solução. 😉

Observação:

Para utilizar em pisos, áreas abertas, banheiros e solas de sapato, prepare a solução com um copinho de café cheio (50 mL) de água sanitária pura e siga as orientações, da mesma forma, que ensinamos anteriormente.

  • Essa solução é muito mais concentrada, por isso, utilize-a com luvas.
  • Umedeça um pano limpo e coloque após a porta, ao entrar passe sobre ele as solas do seu sapato.
  • Sempre que for necessário, umedeça o pano novamente com a solução.

Assista os vídeos do Dr. Jorge Macedo e se inscreva no Canal do Youtube, curta a página do Facebook – Águas e Águas, siga também no Instagram @aguas_e_aguas

Leia também “Gravidez, amamentação e dúvidas sobre COVID-19