Consulta online – Coronavírus, saiba mais
No Brasil, o Ministério da Saúde regulamentou a telemedicina (consulta online), em 20 de março de 2020, durante a pandemia de COVID-19, de acordo com a Portaria número 467 publicada no Diário Oficial da União.
Nesse momento de reflexão e solidariedade, nasceu então, a Missão COVID, idealizada por 4 amigos.
Hoje vamos entrevistar Dr. Leandro Rubio – parceiro do CUCO, médico cardiologista com formação em Gestão em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ele é fundador do @medico.do.futuro e um dos fundadores da Missão COVID.
Certamente, estamos fazendo a nossa parte nesse cenário tão desafiador do nosso país ao:
1 – Evitar idas desnecessárias de pacientes de baixa a moderada complexidade às unidades de saúde, evitando assim, a superlotação do sistema de saúde
2 – Entregar assistência médica humanizada aos pacientes acometidos pela COVID-19 e que precisam se isolar no domicílio.
Gratidão a Deus e a todos que possibilitam o acesso de toda a população brasileira a Missão COVID!
Dr. Leandro Rubio
Leia mais sobre Coronavírus.

Primeiramente, quem é o Dr. Leandro e qual é a sua missão pessoal?
Sou um médico apaixonado pelo ser humano e em ajudar as pessoas. A minha missão é entregar assistência à saúde de maneira inovadora e através da tecnologia.
Afinal, o que é a Missão COVID?
É uma healthtech sem fins lucrativos onde médicos voluntários atendem gratuitamente os pacientes com sintomas da COVID-19 através da telemedicina, ou seja, consulta online.
De onde surgiu a ideia do projeto? Como você começou a tirar do papel?
Surgiu assim que os primeiros casos da COVID-19 começaram a chegar no nosso país e com a concomitante autorização da telemedicina pelo Ministério da Saúde e do Conselho Federal de Medicina (CFM). A necessidade era urgente de tal forma que não teve papel. Dr Raphael Brandão, Cristiano Kanashiro e eu, conversamos sobre a ideia em uma sexta-feira á noite e no sábado de manhã já estávamos colocando a mão na massa. Em 48 horas a nossa plataforma estava no ar e começamos a atender os pacientes, testando o Minimum Viable Product (MVP).
Quantos médicos estão envolvidos no projeto e quantos pacientes já foram atendidos?
Quatrocentos médicos voluntários estão envolvidos no projeto e já atendemos mais de 5.000 pacientes.
Dessa forma, se eu sou um médico e quero participar, como devo fazer?
Acesse a plataforma www.missaocovid.com.br e cadastre-se. Validaremos o seu CRM e posteriormente, entraremos em contato por e-mail passando todas as orientações.
E se eu sou paciente, como posso me consultar?
Acesse a plataforma www.missaocovid.com.br e um médico entrará em contato pela chamada de vídeo do whatsapp. A consulta é feita como uma chamada de vídeo, que realizamos entre amigos ou familiares, por exemplo.
Se quero ser um parceiro e apoiar o projeto, como posso ajudar?
O nosso projeto é do Brasil e formado por parcerias as quais são muito bem vindas. Sendo assim, basta enviar um e-mail para contato@missaocovid.com.br
Qual o próximo passo da Missão Covid?
Atender toda a população brasileira que necessita de assistência remota (telemedicina / consulta online) a COVID-19.
Qual a sua mensagem para os pacientes neste momento?
Vivemos um momento único em nossas vidas. Acima de tudo, aproveitem para curtir a sua família e a se curtir também. Esse é o melhor momento para iniciar ou desenvolver a jornada do autoconhecimento. Essa crise vai passar e certamente iremos evoluir. Tenha sempre muita fé e construa todos os dias uma mentalidade e vibração positiva para que passamos por essa pandemia com muita sabedoria. Ah, se estiverem doentes, será um prazer atendê-los! 🙂
Acompanhe o CUCO nas redes sociais:
Instagram: @cucohealth
Facebook: CUCO
Canal do Youtube: CUCO – Lembretes de medicamentos