Consulta online – Coronavírus, saiba mais

No Brasil, o Ministério da Saúde regulamentou a telemedicina (consulta online), em 20 de março de 2020, durante a pandemia de COVID-19, de acordo com a Portaria número 467 publicada no Diário Oficial da União.

Nesse momento de reflexão e solidariedade, nasceu então, a Missão COVID, idealizada por 4 amigos.

Hoje vamos entrevistar Dr. Leandro Rubio – parceiro do CUCO, médico cardiologista com formação em Gestão em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ele é fundador do @medico.do.futuro e um dos fundadores da Missão COVID.

Certamente, estamos fazendo a nossa parte nesse cenário tão desafiador do nosso país ao:

1 – Evitar idas desnecessárias de pacientes de baixa a moderada complexidade às unidades de saúde, evitando assim, a superlotação do sistema de saúde

2 – Entregar assistência médica humanizada aos pacientes acometidos pela COVID-19 e que precisam se isolar no domicílio.

Gratidão a Deus e a todos que possibilitam o acesso de toda a população brasileira a Missão COVID!

Dr. Leandro Rubio

Leia mais sobre Coronavírus.

Dr Leandro, fundador da Missão COVID,  healthtech de consulta online na pandemia de Coronavírus
Arquivo pessoal Dr. Leandro Rubio

Primeiramente, quem é o Dr. Leandro e qual é a sua missão pessoal?

Sou um médico apaixonado pelo ser humano e em ajudar as pessoas. A minha missão é entregar assistência à saúde de maneira inovadora e através da tecnologia.

Afinal, o que é a Missão COVID?

É uma healthtech sem fins lucrativos onde médicos voluntários atendem gratuitamente os pacientes com sintomas da COVID-19 através da telemedicina, ou seja, consulta online.

De onde surgiu a ideia do projeto? Como você começou a tirar do papel?

Surgiu assim que os primeiros casos da COVID-19 começaram a chegar no nosso país e com a concomitante autorização da telemedicina pelo Ministério da Saúde e do Conselho Federal de Medicina (CFM). A necessidade era urgente de tal forma que não teve papel. Dr Raphael Brandão, Cristiano Kanashiro e eu, conversamos sobre a ideia em uma sexta-feira á noite e no sábado de manhã já estávamos colocando a mão na massa. Em 48 horas a nossa plataforma estava no ar e começamos a atender os pacientes, testando o Minimum Viable Product (MVP).

Quantos médicos estão envolvidos no projeto e quantos pacientes já foram atendidos?

Quatrocentos médicos voluntários estão envolvidos no projeto e já atendemos mais de 5.000 pacientes.

Dessa forma, se eu sou um médico e quero participar, como devo fazer?

Acesse a plataforma www.missaocovid.com.br e cadastre-se. Validaremos o seu CRM e posteriormente, entraremos em contato por e-mail passando todas as orientações.

E se eu sou paciente, como posso me consultar?

Acesse a plataforma www.missaocovid.com.br e um médico entrará em contato pela chamada de vídeo do whatsapp. A consulta é feita como uma chamada de vídeo, que realizamos entre amigos ou familiares, por exemplo.

Se quero ser um parceiro e apoiar o projeto, como posso ajudar?

O nosso projeto é do Brasil e formado por parcerias as quais são muito bem vindas. Sendo assim, basta enviar um e-mail para contato@missaocovid.com.br

Qual o próximo passo da Missão Covid?

Atender toda a população brasileira que necessita de assistência remota (telemedicina / consulta online) a COVID-19.

Qual a sua mensagem para os pacientes neste momento?

Vivemos um momento único em nossas vidas. Acima de tudo, aproveitem para curtir a sua família e a se curtir também. Esse é o melhor momento para iniciar ou desenvolver a jornada do autoconhecimento. Essa crise vai passar e certamente iremos evoluir. Tenha sempre muita fé e construa todos os dias uma mentalidade e vibração positiva para que passamos por essa pandemia com muita sabedoria. Ah, se estiverem doentes, será um prazer atendê-los! 🙂

Baixe nosso aplicativo gratuito nas lojas: Android e IOS

Acompanhe o CUCO nas redes sociais:
Instagram: @cucohealth
Facebook: CUCO
Canal do Youtube: CUCO – Lembretes de medicamentos