Bem-estar na quarentena: dicas para enfrentar a pandemia

Estamos vivendo dias de muitas incertezas e preocupações, mudamos completamente nossas vidas e rotinas de um dia para o outro, não é mesmo? Esse cenário afeta nosso bem-estar, pensando nisso temos algumas dicas para que você possa cuidar de você e da sua família, durante este momento de isolamento social.

Confira também: “Ministério da Saúde garante suporte psicológico a profissionais do SUS“.

Convidamos uma pessoa muito especial, para tirar nossas dúvidas, Dra. Marina Berti, natural de Orlândia, interior de São Paulo e formada em Fisioterapia pela Universidade Paulista, tendo realizado cursos de extensão e aperfeiçoamento em Fisioterapia Cardio Respiratória, Fisioterapia Dermato-funcional e Oclusão e Disfunção Temporomandibular.

Bem-estar na quarentena: dicas para enfrentar a pandemia.
Marina Berti, fisioterapeuta.
Arquivo pessoal de Marina Berti

Especialista em tratamentos de estética e bem estar, busca inovação constante em aparelhos e técnicas atuais de terapias manuais. Destaca-se, especialmente, por ser Especialista em Pós Operatórios de Cirurgias Plásticas assim como pelos tratamentos nas Desordens Temporomandibulares (www.marinaberti.com.br).

Siga Dra Marina no Instagram: @maberti

Não deixe de ler nosso post: “Exercícios em casa, vencendo a pandemia“, tem vídeos com dicas de exercícios para você. 😉

Para começarmos, o que é bem-estar e como cuidar do nosso bem-estar e da nossa família nesse período de isolamento social?

É um estado físico e mental onde a pessoa consegue ter paz interior. Acredito que nós temos momentos de bem-estar, por exemplo:

  • Quando você escolhe fazer uma massagem: receber essa massagem, é aquele momento que você vai relaxar e cuidar de você mesmo;
  • Poder se alimentar, e sentir-se bem depois de ter ingerido esse alimento;
  • Ou até mesmo, quando você lê um livro e tem prazer naquele momento em que você está lendo.

Dessa forma, cada pessoa escolhe uma maneira para agregar bem-estar no seu dia a dia.
A palavra cooperação é a palavra-chave para essa fase da nossa vida, já que onde temos que fazer isolamento social e conviver todo dia com nossa família.

É possível manter o bem-estar mesmo trabalhando em casa?

Sim! O segredo é: rotina e disciplina.
É muito importante escolher um lugar da casa para poder trabalhar, monte seu escritório.
Mantenha sua rotina de horário para acordar, respeite seus horários de trabalho, faça uma lista com suas tarefas diárias.

Gosto de fazer um checklist das minhas principais tarefas para o dia, conforme vou cumprindo, coloco um “X” na frente, confesso que fico muito feliz quando consigo cumprir todo meu checklist durante o dia.
Não se esqueça de fazer as pausas, como por exemplo, o horário do almoço e cafés.
E por que não tirar uma soneca? Têm pessoas que sentem e relatam um bem-estar muito grande com 20 minutinhos de sono, por exemplo, após o almoço.

Neste período que todos estão se alimentando em casa, quais dicas para tornar esse momento mais saudável?

Primeiramente, uma boa alimentação é muito importante para você conseguir manter a saúde física e mental da família.
Faça escolhas por alimentos naturais, frescos e da estação, por exemplo, vegetais, legumes, proteínas, frutas ricas em vitamina C.
Sem dúvidas, uma alimentação saudável ajuda a fortalecer a imunidade do corpo, mas isso não significa que você não ficará doente, porém, seu corpo irá reagir e combater melhor possíveis doenças.

De forma geral, esta situação tem causado muita preocupação, consequentemente dormimos mal. Quais suas orientações para mantermos hábitos saudáveis de sono?

Nesta fase que estamos passando, higiene do sono é muito importante! Com certeza o estresse pode aumentar em todas as pessoas, não só pela convivência diária com familiares dentro de um mesmo ambiente, às vezes um ambiente muito pequeno, mas também a preocupação em relação a emprego e compromissos financeiros.

Tudo isso pode fazer com que a pessoa tenha algum tipo de distúrbio do sono, portanto, tente algumas dicas para se ter um sono melhor:

  • Em primeiro lugar, lembra que falamos de rotina lá em cima? Ou seja, mantenha seu horário de dormir;
  • Crie o hábito de não mexer no celular, pelo menos, uma hora antes de deitar;
  • Mantenha o ambiente com temperatura agradável, calmo e tranquilo, assim sendo, evite barulho e luz excessiva;
  • Evite o uso de substâncias estimulantes próximo ao horário de dormir, como por exemplo, bebida com cafeína (estas pelo menos 4 horas antes de deitar);
  • Faça refeições leves antes de deitar;
  • Procure dormir aproximadamente de 7 a 8 horas por dia.

Nós não estamos de férias, então, lembre-se: mantenha sua rotina.

Estou sem ver meus pais, como posso ajudá-los e além disso, demonstrar atenção e cuidado com eles?

Também estou isolada em São Paulo, com uma das minhas filhas (tenho duas filhas), e meus pais estão a 400 km daqui.
Minhas dicas são: passe mensagens de otimismo; verifique se possível, uma pessoa que possa ajudá-los com atividades do dia a dia, como por exemplo: fazer compras de supermercado e farmácia. Mas, essa pessoa deve realizar as entregas com máscara.
Embora não seja possível estar presente fisicamente neste momento, demonstre afeto, através de ligações, mensagens e chamadas por vídeo, pois isso passa confiança e também segurança.

Quais suas dicas para fortalecer nosso organismo e enfrentar esta fase?

Como fisioterapeuta cardiorrespiratória minhas dicas são:

Hidratação

É muito importante, pois a água é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo, ajuda no transporte de nutrientes e regulação da temperatura corporal, entre outras funções. Ao longo do dia, perdemos água por meio da transpiração, urina e outras atividades.
Se você tem dificuldade para beber água, uma dica é tentar outras fontes, como por exemplo: através de sucos, água de coco, leite, chás.

Evite, porém, bebidas como: sucos artificiais e refrigerantes.
A quantidade ideal de água que devemos beber por dia, depende das suas condições de saúde e metabolismo, por exemplo: algumas pessoas com doenças do coração ou dos rins, podem ter restrição na ingesta diária de água, além disso, depende do seu nível de atividade física, clima, peso e outros fatores.

Umidificação das narinas

Pessoas alérgicas, como quem sofre com rinite ou sinusite, o ideal é lavar as narinas de 4 a 5 vezes por dia com soro fisiológico 0,9%.

Exercícios respiratórios

Você deve fazer para fortalecer seu sistema respiratório, além disso, também é uma forma de relaxar, faça de 2 a 3 vezes por dia.
Veja no vídeo que eu fiz aqui embaixo, são exercícios bem legais!

Tome sol

Se sua casa não tem uma área externa, pense naquela janela que bate sol, isto é, encontre um lugar dentro de casa que entre raios solares, uma vez que, além de manter os níveis adequados de vitamina D, aumenta a sensação de bem-estar.

Telemedicina

Em caso de sintomas tais como: tosse, coriza, febre (que deve ser medida com termômetro), você pode realizar uma avaliação médica, sem sair de casa, por exemplo, por telemedicina (tem um post aqui no blog: “Consulta online – Coronavírus, saiba mais“).
Caso sinta falta de ar, procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa.

Deixe uma mensagem da Marina para quem está lendo este post.

Sou uma pessoa extremamente otimista, acredito que a pandemia vai trazer muito aprendizado para todos nós, coisas positivas e coisas negativas também! Portanto, cabe a cada um de nós ter sabedoria para filtrar e saber absorver aquilo que realmente vai incrementar o nosso crescimento pessoal.
Posso dizer para vocês com certeza, eu sempre fui uma pessoa que cultivou hábitos simples, mas sou uma pessoa extremamente workaholic (pessoa que trabalha demais) então, vou repensar na minha rotina de trabalho incessante.

Enfim, acho que vamos começar a investir muito mais na nossa saúde, ambiente familiar e até mesmo na nossa própria casa (fazer dela um santuário).
Então, minha mensagem é de amor, positividade, cooperação, otimismo e aprendizado.
Veja se as pessoas que estão ao seu redor estão precisando de você, seja solidário e amoroso.

Muitas pessoas estão inseguras nessa fase, se você é uma pessoa fortalecida espiritualmente acredito que você possa ajudar outras pessoas que não são tão fortalecidas.
Nesse momento é muito importante ter disciplina, para não perder a cabeça, nem desviar dos objetivos que você traçou tão lindamente para começar o seu 2020.
Um beijo! (virtual pode – risos) 😘

Fique de olho aqui no blog, acompanhe as próximas postagens.
Nossos conteúdos são fontes seguras de informações, neste momento essa é nossa maior prova de amor com você e sua família!
💙

Bem-estar na quarentena: dicas para enfrentar a pandemia
Cuco Health, aplicativo gratuito para Android e iOS.
Baixe nosso aplicativo gratuito nas lojas: Android e iOS

Acompanhe o CUCO nas redes sociais:
Instagram: @cucohealth
Facebook: CUCO
Canal do Youtube: CUCO – Lembretes de medicamentos

Saiba tudo sobre o novo Coronavírus.