Pressão alta: saiba como prevenir e tratar

Pressão alta, conhecida também como hipertensão, é a doença mais prevalente no Brasil e no mundo todo.

Confira na matéria do Ministério da Saúde: “Hipertensão afeta um a cada quatro adultos no Brasil

Uau! É muita gente com essa doença, não é? Além disso, pressão alta é um dos fatores de risco para desenvolver doenças cardiovasculares.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Os cuidados precisam ser mantidos em tempos de pandemia!(Temos uma matéria aqui no blog, dá uma olhadinha: “Hospital – Em que casos devo ir, mesmo com a COVID-19?“).

Posto que o número de mortes no Brasil decorrentes de doenças cardiovasculares é imenso, a Sociedade Brasileira de Cardiologia criou um indicador, o Cardiômetro (www.cardiometro.com.br), que calcula o risco cardiovascular. Vale a pena conferir:

Clique aqui para calcular seu Risco Cardiovascular 💙
(sugerimos que faça de um computador)

Pressão alta na maioria dos casos é uma doença hereditária, mas há diversos fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, como, por exemplo:

  • Tabagismo;
  • Consumo de bebidas alcoólicas;
  • Consumo elevado de sal nos alimentos;
  • Níveis altos de colesterol;
  • Estresse;
  • Obesidade;
  • Falta de atividade física.

Além desses fatores de risco, sabe-se que a incidência da pressão alta é maior na população negra e em diabéticos, aumentando com a idade.

É uma vilã invisível! Chega de mansinho, não percebemos nem sentimos nada. Não tem cura, mas pode ser controlada com tratamento!

Mas, você sabia que seguindo dicas simples é possível prevenir a pressão alta?
Se esforce para abandonar os vícios!

Primeiramente, é importante saber que o tabagismo assim como a hipertensão, também é um fator de risco para doenças cardiovasculares.
Você sabia que a fumaça possui aproximadamente sete mil substâncias químicas, com várias sendo cancerígenas?
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o tabagismo é uma doença crônica, assim como é considerado o maior fator de risco evitável de adoecimento e morte no mundo.
O hábito de fumar traz prejuízos não apenas para quem fuma, como também para a família. Apague esse hábito! 😉
Da mesma forma, evite também, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Acredite: ter uma alimentação saudável, é mais fácil do que você pensa!

Converse com sua família, adotem uma alimentação rica em frutas, fibras (ajuda a reduzir as taxas de colesterol), verduras, legumes, assim como grãos.
Assim também, opte por mais grelhados ou assados e evite frituras.

Reduza o consumo de sal, na sua alimentação, conforme a orientação da OMS o consumo diário de sal deve ser abaixo de 5g (o equivalente a menos de 2g de sódio), isso ajuda a prevenir a hipertensão e reduz o risco de doenças cardiovasculares.

Vale a pena ler: “Brasileiros consomem quase o dobro de sal sugerido pela OMS“.

Descasque mais e desembale menos“, você já ouviu essa frase? É exatamente isso! Por exemplo: ao invés de beber suco de laranja de caixinha, descasque uma laranja e faça um suco natural bem gostoso (mas sem colocar açúcar, tá bom?).
Gosta de pipoca? Hummm, que delícia! Então, nada de fazer pipoca de microondas, bora colocar o milho na panela, e relembrar os momentos de infância.

Conheça o curso  “Comida de Verdade“, apresentado por Rita Lobo, no canal Panelinha no YouTube. Lá, ela fornece dicas de alimentação saudável, e conta também com o apoio da Sociedade Brasileira de Cardiologia e do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP (NUPENS USP). São dez aulas gratuitas e disponíveis, aprenda a comer comida de verdade, enquanto cuida do seu coração e da sua família!

Seja como for, cozinhar em família pode ser um momento de diversão, claro que fogão e utensílios como facas, descascadores, e outros, não combinam com criança, como já falamos isso aqui no blog: “Acidentes domésticos – Como prevenir?” e “Acidentes domésticos – A prevenção está em nossas mãos!. Mas, que tal deixá-las montar os pratos? Ensine a montar pratos bem coloridos mas também fique junto, aproveite para fazer disso um momento divertido.

Cuidar da mente e do corpo faz bem ao coração!

O sedentarismo é outro fator de risco para doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, aumento de colesterol e estresse, por isso, a prática de exercícios físicos é muito importante!
A prática de atividade física ajuda a manter a mente e todo o corpo saudável, por exemplo: ossos, músculos e articulações, além disso, proporciona aumento de energia e bem-estar.
E não tem desculpa! Hoje em dia, você pode fazer exercícios físicos em casa, usando apenas o peso do seu corpo, ou seja, sem necessitar de equipamentos específico. Também temos um post com dicas bem legais, e até mesmo vídeos de exercícios, então, arrasta o sofá, chama a família: “Exercícios em casa, vencendo a pandemia“.

Sendo assim, leve a vida de forma mais leve, fuja do estresse praticando atividades físicas, mentais e recreativas.
Só para exemplificar alguns exercícios de respiração podem ajudar, dá uma olhadinha nas dicas que temos aqui neste post: “Bem-estar na quarentena: dicas para enfrentar a pandemia“.

Preserve seu sono, pois é fundamental para combater o estresse, mas se por acaso se sentir muito estressado ou se tiver distúrbios da qualidade do sono, procure ajuda médica.

Siga o tratamento indicado por seu médico, direitinho!

Se você já tem pressão alta, deve tratar, ou seja, siga as dicas que demos até agora e além disso, faça o tratamento indicado pelo seu médico, pois isso permitirá que você tenha mais qualidade de vida e uma vida mais saudável. Falando em tratamento, nós podemos ajudar com esse desafio! Baixe o app CUCO, cadastre seus medicamentos e iremos te alertar todos os dias para que tome no momento certo. Além disso, você pode adicionar pessoas da família ou amigos para dar aquele reforço extra! Eles serão alertados caso você não tome o medicamento na hora certa!

Afinal você lembra que pressão alta é um dos fatores de risco para as doenças cardiovascular que falamos lá em cima, né?

🚩Atenção

Pressão arterial acima de 12 por 8 já é um alerta.

Confira também no site da Sociedade Brasileira de Hipertensão: SBH oferece email para dúvidas sobre hipertensão durante período da pandemia.

Pressão alta: saiba como prevenir e tratar.
Cuco Health, aplicativo gratuito, disponível em Android e iOS.
Se você faz, ou conhece alguém que faça algum tratamento de saúde, baixe nosso aplicativo gratuito nas lojas: Android e iOS. Podemos ajudar! 😃

Acompanhe o CUCO nas redes sociais:
Instagram: @cucohealth
Facebook: CUCO
Canal do Youtube: CUCO – Lembretes de medicamentos

Fique de olho aqui no blog, acompanhe as próximas postagens.
Nossos conteúdos são fontes seguras de informações, neste momento essa é nossa maior prova de amor com você e sua família!
 💙

Saiba tudo sobre o novo Coronavírus.