Cuidado com o trabalhador em tempos de pandemia

Alguns trabalhadores têm suas atividades consideradas como essenciais na luta contra o novo Coronavírus, sendo assim, trabalham para sustentar as medidas adotadas de isolamento social para que você e sua família fiquem em casa de forma mais tranquila e segura. Além disso, promovem os cuidados de saúde à toda população, por isso, a palavra CUIDADO é fundamental neste momento!

Leia também a cartilha da Organização Mundial de Saúde: “Preparando o local de trabalho para o COVID-19

Para esclarecer nossas dúvidas neste grande desafio não apenas para empregados como também para empregadores, convidamos uma especialista no assunto, Dra Maria Júlia do Rosário, graduada em Medicina pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), assim como especialista em Medicina do Trabalho pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Afinal, higiene e segurança são direitos de todos os trabalhadores. 😃

Cuidado com o trabalhador em tempos de pandemia
Dra. Maria Júlia do Rosário.
Arquivo pessoal Dra. Maria Júlia

Além disso, Maria Júlia é pós graduanda em Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul e atualmente Médica do Trabalho em Florianópolis na Clínica Corpori Segurança e Saúde do Trabalho.

Siga @mariadetrabalho no Instagram e acompanhe as dicas da Dra. Maria Júlia.

Para começarmos, quem é a Maria Júlia e o que te motiva?

A Maria Júlia é uma mulher, catarinense, de 28 anos, médica, especialista em Medicina do Trabalho, mas também amante da vida e do convívio com a família e sempre em busca do bem-estar próprio e dos demais ao seu redor. Escolheu trabalhar com saúde ocupacional pois queria exercer a prevenção, ou seja, evitar que exista a doença, evitar ter que tratá-la, achar o melhor jeito de promover a saúde.

O que mais me motiva é viver de forma alegre, seja no meu ambiente de trabalho ou pessoal, fazendo o meu melhor a cada dia e tentando fazer isto atingir as pessoas ao meu redor.


Quais cuidados os trabalhadores essenciais devem ter ao sair para suas atividades?

Para quem é inevitável neste momento sair às ruas seguem algumas dicas:

  • Caso tenha que tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com o cotovelo fletido ou com um lenço descartável;
  • Procure não usar muitos acessórios (por exemplo: anéis, pulseiras e relógios), pois não usá-los facilita a higienização das mãos;
  • Mantenha-se à distância de pelo menos 1 metro das pessoas e evite cumprimentos, não só apertos de mãos, mas também beijos e abraços;
  • Evite ao máximo tocar as superfícies e levar as mãos ao rosto antes de higienizá-las.
E quais cuidados devem ter ao retornar para casa após um dia de trabalho?

Para retornar ao seu domicílio valem alguns cuidados:

  • Retire os sapatos antes de entrar, crie uma “zona suja”, onde você pode colocar objetos que possivelmente podem estar contaminados, assim como suas roupas usadas na rua para serem lavadas após;
  • Evite tocar em móveis e em superfícies antes de lavar as mãos;
  • Tome um banho logo que chegar em casa, lavando bem as áreas expostas como mãos, punhos e rosto;
  • Não esqueça sempre de limpar seu celular com álcool 70% (ou, ainda melhor, álcool isopropílico) e caso use óculos deve higienizá-los com água e sabão.
Quais orientações você daria para os empregadores, que mantém atividades essenciais neste período de pandemia?

A orientação principal neste momento é calma e cuidado!

Calma ao lidar com as informações no dia a dia e cuidado com você e os demais, afinal recebemos milhares de informações todos os dias e devemos sempre procurar fontes de locais confiáveis, como o Ministério da Saúde. Caso tenha algum sintoma sempre alertar sua empresa e seus companheiros, além de, é claro, de permanecer em casa em isolamento.

O momento não é fácil e estamos sofrendo mudanças diárias porém o mais importante é cuidar de sua saúde, por isso, qualquer dúvida sempre consulte um médico, vários estão disponibilizando inclusive consultas gratuitas online para tirar dúvidas.

Temos uma matéria aqui no blog: “Consulta online – Coronavírus, saiba mais“.

Qual a mensagem da Maria Julia para as pessoas neste momento, sejam elas trabalhadores ou empregadores?

A mensagem principal segue sendo cuidar da sua saúde e seguir as normas dos órgãos regulamentadores, para assim auxiliar a população como um todo.
Estamos em transição, acredito que, apesar de difícil, este momento será transformador para o mercado de trabalho e para o mundo.
Aprenderemos a cuidar mais da saúde dos trabalhadores e isso será o foco, entraremos mais ainda na era digital e da telemedicina, facilitando o acesso a saúde. Os valores serão alterados, passando a tornar-se muito mais importante um ambiente de trabalho valorizando a pessoa, os relacionamentos, além de que, obviamente, as formas de gestão sofrerão mudanças, principalmente com a introdução do home-office e da introdução cada vez maior do funcionário como parte da empresa.

Por último, uma inspiração, uma palavra e um sonho.
  • Uma inspiração é meditar, pois ajuda a acalmar minha mente frente tudo que estamos vivendo e organizar as ideias neste mundo agitado.
  • Uma palavra é empatia. Acredito que se todos trabalhássemos mais este sentimento viveríamos em um mundo muito melhor.
  • Um sonho (se eu puder sonhar grande) é poder fornecer saúde e educação a todos, de forma adequada e igualitária, já que acredito que isto seria revolucionário para o nosso mundo e para o futuro.
Siga direitinho o tratamento indicado por seu médico!
cuidado-com-o-trabalhador-em-tempos-de-pandemia
Baixe nosso aplicativo gratuito nas lojas: Android e iOS

Se você faz algum tratamento indicado por seu médicopodemos ajudar com esse desafio! Pois é! Baixe o app CUCO agora mesmo, cadastre seus medicamentos e iremos alertá-lo todos os dias para que tome no momento certo. Além disso, você pode adicionar aquela pessoa de sua confiança que o incentiva no tratamento. Se você deixar de tomar o medicamento na hora certa, essa pessoa escolhida por você será alertada!

Clique aqui para instalar o CUCO gratuito para Android

Clique aqui para instalar o CUCO gratuito para iOS

Acompanhe o CUCO nas redes sociais:
Instagram: @cucohealth
Facebook: CUCO
Canal do Youtube: CUCO – Lembretes de medicamentos

Saiba tudo sobre o novo Coronavírus.