Obesidade: fator de risco para COVID-19

Nesta pandemia de COVID-19 todos estamos suscetíveis aos riscos de transmissão do novo Coronavírus, desde idosos a recém-nascidos, independente de classe social, raça, cor, credo ou gênero, o risco de contaminação é o mesmo para todos. No entanto, é importante ressaltar que algumas pessoas apresentam fatores de risco para complicações, não apenas idosos (acima de 65 anos), mas também portadores de doenças crônicas (hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, assim como, doença pulmonar obstrutiva crônica – DPOC e doença renal crônica), imunossuprimidos, doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral – AVC), câncer, como também asma, tabagismo e obesidade.

Confira aqui no blog: “Pressão alta: saiba como prevenir e tratar

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 80% das pessoas contaminadas se recuperam da doença sem precisar de tratamento hospitalar; uma em cada seis pessoas com COVID-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldades respiratórias.

No entanto, qualquer pessoa pode ficar gravemente doente, por isso, pessoas de todas as idades que apresentam dificuldade de respirar (falta de ar) devem procurar atendimento médico imediatamente.

Obesidade e Sobrepeso

Você sabia que segundo o Ministério da Saúde, a incidência da obesidade aumentou 72% no período de 13 anos? Confira a matéria: “Diabetes, hipertensão e obesidade avançam entre os brasileiros“.

Conforme publicado pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), obesidade é uma doença crônica (caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal), e também fator de risco para uma série de doenças tais como: hipertensão, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, entre outras.

Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado mais comumente é o do Índice de Massa Corporal (IMC), este sendo calculado dividindo-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado, ou seja: peso / (altura X altura).

O cálculo de IMC é o padrão utilizado pela OMS, o peso normal é quando o resultado está entre 18,5 e 24,9. No entanto, IMC entre 25,0 e 29,9 já é considerado sobrepeso grau I.

Clique aqui para calcular seu IMC

excesso de peso pode estar relacionado a fatores genéticos, maus hábitos alimentares ou disfunções endócrinas, por isso, para emagrecer por vezes é necessária avaliação médica.

Fator de risco para COVID-19

Obesidade ou sobrepeso promovem alterações hormonais, ocasionando um estado inflamatório permanente, ou seja, há uma predisposição maior para as complicações da COVID-19. Sendo assim, mesmo pessoas apenas com sobrepeso são frequentemente propensas a infecções, uma vez que o sistema imunológico está trabalhando para evitar a inflamação da célula, tornando-as sobrecarregadas.

Além disso, as pessoas com sobrepeso normalmente possuem uma dieta pobre em vitaminas, minerais, fibras e nutrientes, que auxiliam na manutenção do sistema imunológico. Por fim, podem ter problemas respiratórios, pois o excesso de peso dificulta a expansão do tórax na respiração.

Dessa forma, trabalhos recentes apontam tanto obesidade quanto sobrepeso como fatores de risco para COVID-19. Um estudo no Reino Unido mostrou que sete em cada dez pacientes internados com coronavírus em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) eram obesos ou com sobrepeso.

Apesar da medida não farmacológica como o isolamento social é fundamental seguir algumas orientações, como por exemplo atenção à saúde:

Leia também: “Trombose e pandemia: o que todos precisam saber!

Siga direitinho o tratamento indicado por seu médico!
obesidade-fator-de-risco-para-covid-19
Baixe nosso aplicativo gratuito nas lojas: Android e iOS

Se você faz algum tratamento indicado por seu médicopodemos ajudar com esse desafio! Pois é! Baixe o app CUCO agora mesmo, cadastre seus medicamentos e iremos alertá-lo todos os dias para que tome no momento certo. Além disso, você pode adicionar aquela pessoa de sua confiança que o incentiva no tratamento. Se você deixar de tomar o medicamento na hora certa, essa pessoa escolhida por você será alertada!

Dica de leitura: “CUCO – nova funcionalidade ajuda com o autocuidado

Clique aqui para instalar o CUCO gratuito para Android

Clique aqui para instalar o CUCO gratuito para iOS

Acompanhe o CUCO nas redes sociais:
Instagram: @cucohealth
Facebook: CUCO
Canal do Youtube: CUCO – Lembretes de medicamentos

Saiba tudo sobre o novo Coronavírus.