Obesidade: saiba como prevenir e tratar
No último post aqui do blog vimos que de acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), obesidade é uma doença crônica, além de fator de risco importante para uma série de doenças não transmissíveis conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS):
- Doenças cardiovasculares;
- Diabetes;
- Distúrbios músculo-esqueléticos (como, por exemplo, osteoartrite – uma doença degenerativa altamente incapacitante das articulações);
- Alguns tipos de câncer (por exemplo: endometrial, mama, ovário, próstata, fígado, vesícula biliar, rim e cólon).
Se você não viu, confira – “Obesidade: fator de risco para COVID-19“.
De acordo com a OMS, globalmente há mais obesos do que pessoas abaixo do peso, isso ocorre em todas as regiões, exceto em partes da África e Ásia, sendo assim, sobrepeso e obesidade estão relacionados a mais mortes no mundo do que a um baixo peso.
Humm, sabe aquela barriguinha?
Pode ser um perigo para sua saúde!
A OMS cita que a medida da circunferência abdominal igual ou superior a 94 cm em homens e 80 cm em mulheres, aumenta o risco, especialmente para doenças ligadas ao coração – portanto, fique atento.
A gordura que se acumula entre os órgãos da região abdominal, aumentando a barriga, está por trás de muitos males fatais associados à obesidade, pois isso, reflete de forma indireta o conteúdo de gordura entre os órgãos daquela região.
O objetivo não é acabar com toda gordura do corpo, pois, em quantidades ideais, ajuda a proteger do frio além de isolar nossos órgãos contra impactos. Então, sem exageros! E, portanto, siga sempre a orientação do profissional de saúde.
Prevenção e Tratamento
Sobrepeso e obesidade podem estar relacionados a fatores genéticos, maus hábitos alimentares, sedentarismo, assim como a disfunções endócrinas.
Os principais fatores que desencadeiam o excesso de peso estão relacionados ao sedentarismo e escolhas alimentares, dessa forma, sobrepeso e obesidade, assim como as doenças não transmissíveis relacionadas são muitas vezes evitáveis.
Infelizmente não existe um chá milagroso para emagrecer, por mais que existam inúmeras propagandas com essa falsa promessa. Não existe atalho para emagrecer rápido ou alcançar um peso saudável, ou seja, para isso acontecer todos os dias precisamos fazer escolhas conscientes.
É necessário que os pais se conscientizem e ensinem as crianças desde pequenas em suas escolhas. Por exemplo: comer uma maçã suculenta e fresquinha deve ser mais acessível do que comer uma torta de chocolate como sobremesa, ou então, brincar com bola no quintal deve ser mais atraente que jogar vídeo-game no sofá.
Sem dúvida, podemos:
- Limitar a ingesta de gorduras e açúcares totais;
- Aumentar o consumo de frutas e vegetais, além de legumes e grãos;
- Praticar atividade física regularmente (isso não é mais uma desculpa, ok? Já explicamos como você pode fazer isso em casa mesmo: “Exercícios em casa, vencendo a pandemia“).
Importante
O Ministério da Saúde reforça que ser saudável é muito mais do que ter boas medidas!
Uma pessoa pode estar com o peso adequado, ter uma alimentação balanceada e, ainda assim, ter diabetes, por isso, não deixe de buscar orientação com um profissional de saúde.
Fique de olho aqui no blog, acompanhe as próximas postagens.
Nossos conteúdos são fontes seguras de informações.
Mudando hábitos, dá para viver mais e melhor 💙
Dica de leitura: “Pressão alta: saiba como prevenir e tratar“
Siga direitinho o tratamento indicado por seu médico!
Se você faz algum tratamento indicado por seu médico, podemos ajudar com esse desafio! Pois é! Baixe o app CUCO agora mesmo, cadastre seus medicamentos e iremos alertá-lo todos os dias para que tome no momento certo. Além disso, você pode adicionar aquela pessoa de sua confiança que o incentiva no tratamento. Se você deixar de tomar o medicamento na hora certa, essa pessoa escolhida por você será alertada!
Clique aqui para instalar o CUCO gratuito para Android
Clique aqui para instalar o CUCO gratuito para iOS
Acompanhe o CUCO nas redes sociais:
Instagram: @cucohealth
Facebook: CUCO
Canal do Youtube: CUCO – Lembretes de medicamentos