Diabetes mellitus: saiba como prevenir e tratar

Como vimos no post anterior, “Diabetes mellitus: saiba mais e conheça os diferentes tipos“, o Brasil é o país com maior número de pessoas diabéticas na América Latina. Diabetes mellitus é uma doença silenciosa, não apresenta sintomas facilmente identificáveis, portanto devemos ficar atentos à prevenção. Diabetes é uma doença grave, com complicações bastante sérias, então, se podemos fazer a nossa parte, por que não prevenir?

Confira também: “Diabetes, hipertensão e obesidade avançam entre os brasileiros“.

Diagnóstico

É muito importante manter o acompanhamento médico regular com exames de rotina em dia. Para diagnóstico, além da avaliação clínica, serão necessários alguns exames específicos como a hemoglobina glicada, glicemia em jejum ou teste oral de tolerância à glicose, que são solicitados conforme a conduta do seu médico.

Uma vez diagnosticado diabetes mellitus, o tratamento é feito através de mudanças de hábitos, como por exemplo: reeducação alimentar, alimentação saudável, controle do peso, prática de atividade física e controle da glicemia. Além disso, existem medicamentos conforme prescrição e orientação do seu médico, e cada dia temos mais opções de tratamento.

Alimentação saudável

É fundamental para manter o nível de açúcar no corpo dentro dos limites saudáveis. Aqui no blog temos um post com uma nutricionista sobre “Alimentação saudável: dicas para comer bem em casa“; se você ainda não viu, vale a pena a leitura.

Todas as pessoas precisam ter uma alimentação saudável, e a mudança do hábito alimentar não quer dizer que você fará dieta, mas sim terá uma alimentação equilibrada, de forma adequada, com “comida de verdade“.

Uma dica é escolher alimentos integrais (devido ao maior teor de fibras, esses alimentos têm digestão mais lenta e liberam menos açúcar no sangue), dessa forma, mesmo para os que ainda não são diabéticos, são mais saudáveis.

Reduza o consumo de sal, bem como evite açúcar, gorduras e carboidratos comuns.

Escolha comer diariamente verduras, legumes e frutas, assim como evitar alimentos ultraprocessados.

Clique aqui para ler o Guia Alimentar para a População Brasileira

Controle seu peso

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)obesidade é uma doença crônica, além de fator de risco importante para uma série de doenças não transmissíveis conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS):

  • Doenças cardiovasculares;
  • Diabetes;
  • Distúrbios músculo-esqueléticos (como, por exemplo, osteoartrite – uma doença degenerativa altamente incapacitante das articulações);
  • Alguns tipos de câncer (por exemplo: endometrial, mama, ovário, próstata, fígado, vesícula biliar, rim e cólon).

Leia também: “Obesidade: fator de risco para COVID-19” e “Obesidade infantil e os riscos para a vida adulta

Pratique atividade física

Já falamos aqui no blog o quanto a prática de atividade física é importante! “Exercícios em casa, vencendo a pandemia” (tem vídeos de exercícios que você pode fazer tranquilamente em casa, sem precisar de nenhum equipamento especial, então, coloque uma roupa confortável, arraste o sofá e vamos lá!).

Abandone os vícios

hábito de fumar traz prejuízos não apenas para quem fuma, como também para a família. Da mesma forma, evite também, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Siga o tratamento indicado por seu médico, direitinho!

Se você já tem diabetes mellitus, deve tratar. Siga as dicas que demos até agora e, além disso, faça o tratamento indicado pelo seu médico, pois isso permitirá que você tenha mais qualidade de vida e uma vida mais saudável. Devemos sempre lembrar que o diabetes causa dano acumulativo, ou seja, quanto mais tempo sua glicemia estiver alterada, mais complicações você terá! Falando em tratamento, nós podemos ajudar com esse desafioBaixe o app CUCOcadastre seus medicamentos e iremos te alertar todos os dias para que tome no momento certo. Além disso, você pode adicionar pessoas da família ou amigos para dar aquele reforço extra! Eles serão alertados caso você não tome o medicamento na hora certa!

Clique aqui para instalar o CUCO gratuito para Android

Clique aqui para instalar o CUCO gratuito para iOS

Diabetes mellitus: saiba como prevenir e tratar
Se você faz, ou conhece alguém que faça algum tratamento de saúde, baixe nosso aplicativo gratuito nas lojas: Android e iOSPodemos ajudar! 😃

Acompanhe o CUCO nas redes sociais:
Instagram: @cucohealth
Facebook: CUCO
Canal do Youtube: CUCO – Lembretes de medicamentos